Fiéis à nossa promessa de publicar pelo menos um texto por quinzena, damos para você, abaixo, o texto do segundo capítulo do livro "Introdução ao Método Montessori". Esperamos críticas e sugestões, para que o livro seja lançado ainda este ano!
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O
que é o Método Montessori
Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. Além de um conjunto de técnicas voltadas especialmente para a educação escolar, o método Montessori tem uma maneira de enxegrar a criança.
De
acordo com Maria Montessori, o ponto mais importante do método é, não tanto seu
material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se
libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada,
compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da
criança, e não o contrário.
Montessori
escreveu que o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em
cada época da vida predominam certas características e sensibilidades
específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança,
Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de
aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.
A
compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos
mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança em seu momento, já que as
fases não são estanques e nem têm datas exatas para começar e terminar.
Estudando
o método Montessori, identificam-se três pilares:
① Auto-educação
② Conhecimento como ciência
③ Educação Cósmica
A
auto-educação surge pela liberdade
dada à criança para executar as atividades que lhe despertem maior interesse.
Desta maneira, o professor pode observar quais os focos do interesse
do aluno e, a partir deles, organizar as atividades que serão apresentadas.
Este princípio leva ao respeito pelo ritmo daquele que aprendee leva à
construção de um ambiente preparado especial para cada fase de três ou seis anos.
O
conhecimento como ciência leva ao
aperfeiçoamento do ensino e da aprendi-zagem. O professor deve ser
absolutamente objetivo no que ensina, assim a criança compreende com muito mais
tranquilidade. Este pilar leva à análise do desenvolvimento de cada criança e à
percepção objetiva das dificuldades e facilidades do aluno. Este ponto do
método conduz a construção do conhecimento da criança de forma que ele sempre
tenha como fundamentos o que se conhece com certeza, para que, tendo uma base
sólida de realidade, o aluno possa desenvolver sua criatividade e imaginação.
A Educação Cósmica é uma
maneira de educar de forma que o estudante perceba, em um determinado momento,
as interconexões e interdependências de tudo o que há no cosmos. A Educação Cósmica é, também, uma forma
de ordenar o conhecimento e o currículo escolar. Cosmos, em oposição a caos,
significa ordem, e sabemos que quanto mais ordenado for o conhecimento
que devemos receber, mais facilmente o compreenderemos de verdade. Esta forma
de educar permite despertar diversos interesses na criança e permite descobrir
em cada um qual o objeto de reflexão que lhe fascina, assim, como sempre
acontece em Montessori, o método é moldado para o aluno, e não o aluno pelo
método.
O
método Montessori tem sido utilizado com sucesso em milhares de escolas por
todo o mundo, assim como em hospitais, casas de repouso e lares. Entre suas
utilizações alternativas mais interessantes está uma opção de tratamento de
Alzheimer colocada em prática nos Estados Unidos:
"We try to plan all our activities using familiar, real-life
materials" [...] "One of the most validating developments of the
Montessori approach is that residents in the early stages of Alzheimer's can
help those in the later stages of the disease." [...] "This program
has received enthusiastic endorsement, not only from administration and staff,
but also from residents' families" (http://findarticles.com/p/articles/mi_m38 30/is_6_52/ai_103194330/?tag=content;col1)
"Tentamos planejar todas as nossas atividades utilizando materiais
familiares, da vida real" [...] "Um dos desenvolvimentos que melhor
validam a abordagem Montessori é que os residentes em estágios menos avançados
de Alzheimer podem ajudar aqueles em estágios mais avançados" [...] "Este
programa tem recebido a aprovação não só da administração e do staff, mas
também das famílias dos residentes".
Algumas das maiores personalidades
do mundo moderno foram educacadas em Montessori. Entre eles, estão os
fundadores da Google, e Andrew McAfee, colunista da Harvard Business Review.
"Cheguei no país com seis anos e
imediatamente fui para uma escola Montessori. [...] Eu realmente acho que me
beneficiei da educação Montessori, que de algumas maneiras dá aos alunos muito
mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir.
Interessante
que meu parceiro Larry Page também tenha ido a um jardim de infância e
pré-escola Montessori; é algo que temos em comum.
Eu acho
mesmo que algum crédito da vontade de ir atrás de seus interesses... você pode
ligar isso àquela educação Montessori".
"Estou muito contente de saber que o método Montessori está
começando a ser utilizado em escolas públicas [nos Estados Unidos]. E estou
ansioso por mais pesquisas sobre as vantagens e desvantagens desta abordagem
educacional. Até que me convençam do contrário, continuarei a acreditar em
Montessori e a recomendá-lo para os pais".
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