“acima de tudo é a educação do adolescente que é importante, porque a adolescência é o período em que a criança entra no estado da idade viril e se torna um membro da sociedade. Se a puberdade é do lado físico uma transição do estado infantil para o adulto, há também, do ponto de vista psicológico, uma transição entre a criança que tem de viver em uma família para o adulto que tem de viver em sociedade”. (Montessori, Maria – Os Filhos da Terra, tradução em revisão).
A base de
toda a educação Montessori é um conjunto formado por liberdade e independência.
Nas crianças muito pequenas, a liberdade se constrói por meio da interação
entre a criança e o ambiente, especialmente com os materiais desenvolvidos por
observação cuidadosa da natureza humana.
Conforme a
criança cresce, suas necessidades mudam, e embora os materiais continuem sendo
recursos didáticos interessantes, a formação
do homem exige cada vez mais uma educação que vai muito além da sala de
aula, e na qual a família tem – salvo raras exceções – um papel mais importante
que o da escola.
Montessori
propõe três grandes pilares para a educação adolescente
- O desenvolvimento do potencial comunicativo;
- Educação Moral, Matemática e Linguística;
- Educação como preparação para a vida.
O aprendizado
de todas as formas de arte, plásticas, textuais e musicais, deve ser
incentivado. O incentivo não pode acontecer por meio da pressão. Mas pode
surgir dos hábitos domésticos.
Musicalmente, pode-se escutar música não somente como fundo
para um bate papo, mas como atividade exclusiva, por exemplo durante uma viagem
de carro.
As artes plásticas podem ser incentivadas
com visitas ocasionais a museus – mas o passeio não pode ser vazio de
significado, o adolescente deve entender
o que vê.
A arte textual é incentivada da maneira
óbvia: a leitura. Ocorre, no entanto, que os pais acreditam que basta
incentivar a leitura dos filhos ou ler para e com eles. Não é suficiente. A
leitura deve, antes de tudo, ser um hábito dos pais. Uma casa sem livros
raramente cria uma criança e um adolescente leitores.
A Educação
Moral é desenvolvida em conversas. Mas essas conversas não devem ser só sobre
as atitudes do filho, porque na adolescência lhe interessa muito a vida no
mundo. A política, as organizações sociais, causas e consequências das atitudes
tomadas por aqueles que detém o poder são assuntos relevantes para a mente
adolescente.
O
adolescente busca ser socialmente ativo, e é uma boa ideia permitir e incentivar
a participação dele em projetos não governamentais (ONGs, cooperativas,
associações). Durante algum tempo, é previsível e saudável que ele queira se
engajar politicamente em mudanças sociais. Entretanto, segundo Montessori, nenhum tipo de violência é válido.
Assim, tudo o que envolva violência verbal, moral ou física não é recomendada
por nós.
As
educações Matemática e Linguística podem ser deixadas a cargo da escola. No
caso de o adolescente demonstrar uma curiosidade que a escola não consiga
satisfazer, procure proporcionar os recursos necessários para o aprendizado.
Segundo Montessori, nesta idade o estudo é uma resposta às necessidades da
inteligência, por isso, nunca deve ser compreendido como algo obrigatório, mas
sim como algo que o corpo e a mente do adolescente pedem. Só é necessário saber
o que ele quer estudar, e auxiliá-lo nesta busca se necessário.
A educação
como preparação para a vida envolve:
1. O estudo da terra e das coisas
vivas;
2. O estudo do progresso científico e a
construção das civilizações;
3. O estudo da história da humanidade.
Montessori
dizia que uma das buscas do homem é o aperfeiçoamento da natureza, ou como ela
coloca: a construção de uma super-natureza. Esta construção se daria por duas
vias: o progresso científico e os esforços de paz. As sociedades e a natureza
seriam mais perfeitas quanto mais se aproximassem da paz e da compreensão
científica da realidade.
Os estudos
científicos e históricos, assim como os sociológicos, não precisam ser
especialidades dos pais, mas é necessário que os pais estudem sempre, algo que
seja de seu gosto, para mostrar aos filhos o prazer do conhecimento. Da mesma
maneira, é importante saber identificar as áreas palas quais o adolescente mais
se interessa, e dar todo o suporte necessário para o conhecimento florescer.
Hoje, com a
internet, é muito fácil ter acesso a todo tipo de informação. Para isso, é
necessário que o adolescente conheça línguas além do português. O estudo das
línguas estrangeiras é ao mesmo tempo aquisição cultural e de ferramentas, e
servirá a diversos propósitos durante toda a vida.
Dois pontos
adicionais devem ser abordados aqui. Primeiro, a independência adquirida pelos
muito pequenos é a física. Em seguida, dá-se alguns passos em direção à
independência intelectual. Para o adolescente, a forma de independência
necessária é a financeira. Assim, aprender a lidar com o dinheiro é
extremamente relevante, e adquirir um ofício técnico é muito bom para a mente e
o corpo do jovem.
Saber
executar trabalhos manuais, assim como ter alguma prática com o cultivo da
terra e responsabilidades em casa são pontos importantes do desenvolvimento
adolescente, desde que todas as suas tarefas lhe sejam atribuidas mais com fins
didáticos do que práticos. A habilidade de utilizar a mão para trabalhar é
relevante porque o jovem deve perceber que todos os tipos de trabalho são
desafiadores e todos devem ser igualmente respeitados. Além disso, conhecendo
diversos tipos de ocupação antes de prosseguir à Universidade, poderá escolher
seu curso com muito mais certeza e tranquilidade.
Em segundo
lugar, nesta idade, o convívio com a natureza é muito importante. Se desejamos
criar uma civilização melhor, uma super-natureza, devemos conhecer a perfeição
da natureza em toda sua magnitude. Passeios para o campo ou para a praia, trilhas,
acampamentos, navegações, todas as alternativas são válidas, desde que o
adolescente faça coisas. Ele pode simplesmente observar a natureza, mas é menos
válido que vá simplesmente para divertir-se, sem nenhuma ocupação mental. Quando
insistimos na ocupação mental, deve-se ao fato já mencionado de que o estudo
responde às necessidades da inteligência adolescente.
Para compreender melhor o conteúdo deste artigo, você pode ler sobre “valorização” da alma
adolescente, em textos escritos por estudiosos do método Montessori. A pequena pesquisa
que o autor deste blog desenvolve é sobre a educação de adolescentes, portanto,
ficamos à disposição para tirar quaisquer tipos de dúvidas. Sabemos que as
ideias expostas aqui são muito gerais e estamos prontos a auxiliar você em suas
questões mais específicas.
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