LarMontessori.com

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

À mãe os filhos dizem: Obrigado

Qual não foi minha alegria quando, hoje, visitando a página do Google, deparei-me com isto:
Hoje mais cedo eu havia feito um discurso na PRIMA - Escola Montessori de São Paulo, encerrando o Sarau de Aniversário da escola e de Maria Montessori, e já estava bastante emocionado com muita coisa. O grupo Montessori para Mamães, sob a organização de Nádia M. Monteiro está organizando uma divulgação massiva de Montessori para este dia 31 de agosto, e isso também me emocionava, quando entrei no Google e vi o desenho acima.

É uma homenagem, justa e bela, a Maria Montessori. Um Doodle, feito pela empresa de dois dos maiores exemplos de alunos montessorianos. Recentemente, no livro In the Plex, sobre a empresa, é dito que seria impossível entender a Google sem saber que seus dois criadores estudaram em Montessori.

A forma do Google dizer "obrigado" é esta: oferecer àqueles que realizam as três milhões de buscas diárias em seu serviço a possibilidade de conhecer a responsável pela educação que tiveram seus fundadores.

Escreveremos mais tarde um texto de agradecimento a Maria Montessori também, mas por enquanto deixamos nossa admiração aos filhos tão caros que publicamente agradecem.

Até mais tarde,
Gabriel


4 comentários:

  1. Gabriel, adorei o blog é perfeito...
    Estou terminando Licenciatura plena em pedagogia, e a minha monografia será sobre o método montessoriano... Mas estou em duvidas sobre meu titulo, já mudei algumas vezes, já pensei em fazer a pesquisa com alunos egressos, ou a pratica dos professores com o método... Por enquanto meu titulo é: Método Montessoriano: um estudo de sua contribuição para o processo de aprendizagem da criança. Mas sei lá... ainda não ta perfeito. Você teria algumas sugestões? Agradeceria muito, já que você entende tudo sobre assunto,e vc nem imagina o quanto seu blog está me ajudando. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adalgisa, uma das minhas maiores alegrias é quando fico sabendo que Montessori entrou na Academia, nas universidades!
      A outra, é quando descubro que este espaço querido ajudou!

      Escolha um tema específico, o livro "Pesquisa Pedagógica", de LANKSHEAR e KNOBEL tem me ajudado bastante. Depois, faça um título que traduza mesmo o tema.
      Eu sugeriria: "Depois de Montessori: A compreensão de alunos egressos de escolas Montessori sobre sua educação (Infantil, Básica... aí depende de quais egressos vc vai pegar)", porque acho que aquilo que os alunos acharam da educação que tiveram é o mais legal!
      Anota aí: www.OMetodo.wordpress.com, é outro blog meu, vazio por enquanto, mas onde vou colocar capítulos sobre Montessori para suporte teórico. Pode ser bom para você!

      Obrigado a você, Adalgisa!
      Até mais!

      Excluir
    2. Nossa eu que agradeço, estou desde quando acordei aqui lendo tudo, obrigada pela dica, vou ver o livro indicado e com certeza participar do novo blog. Muito Obrigada!!!

      Excluir
    3. Não tinha visto seu novo comentário!
      Veja nosso grupo de discussõs no Facebook, Montessori para Mamães, e tente participar dos Cìrculos de Estudos em Montessori, cuja propagando está neste blog!

      Abraços,
      Gabriel

      Excluir