LarMontessori.com

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Higiene e Independência


Este artigo tem menos figuras do que deveria. Ajude o Lar Montessori enviando
fotografias da sua casa adaptada para mim, em gabrielmsalomao@gmail.com 

Quando pensamos na adaptação da casa, muitas vezes lembramos mais do quarto e da sala, lembramos até da cozinha, mas esquecemos de adaptar o banheiro. Este, no entanto, é o local da higiene, e é muito importante para a saúde da criança que ela tenha independência e autonomia neste sentido.

Nas escolas Montessori, deve haver um banheiro completamente adaptado às necessidades da criança, com vasos sanitários mais baixos, pias naturalmente acessíveis e muitas vezes chuveiros ou banheiras para um possível banho. Em casa, isso normalmente não é possível, e sequer é necessário, já que nas escolas a casa é das crianças, mas no lar, tudo pertence à família toda.

As atividades de desenvolvidas no banheiro são, principalmente:
  • Lavar as mãos e o rosto;
  • Escovar os dentes;
  • Tomar banho;
  • Secar-se.
Neste artigo, vamos abordar as adaptações possíveis para o melhor desempenho de cada uma destas atividades pela criança.

Mesmo em um banheiro pequeno, há espaço para um banquinho, e um banquinho resolve boa parte das dificuldades da criança. O ideal é que não seja muito alto, que tenha uma superfície bem razoável (cerca de 50cm de cada lado), mas especialmente, é necessário que seja muito firme. Se a superfície for menor, porque o banheiro não comporta 50cm, não tem problema, é só ensinar a criança a ser cuidadosa e garantir que a base seja firme.

A altura do banquinho deve ser aquela que permita à criança alcançar o que deve. Geralmente, alcançar a pia. Deve ser possível a ela alcançar a torneira e o sabonete, para lavar as mãos e o rosto e a toalha, para secar-se.

Para que aprenda a escovar os dentes, pode-se primeiro ensiná-la os movimentos com o dedo, para que sinta as texturas de sua boca e conheça-se melhor, para depois inserir um objeto que auxilie na limpeza. Mostre como se deve colocar a pasta na escova, isto se provará um exercício de controle motor fino interessante e desafiador. Ensine-a a massagear os dentes e a gengiva de forma macia e a escovar a língua e o céu da boca, devagar e suavemente, sem levar a escova até a garganta. Demonstre também como se faz para bochechar sem engasgar-se, e para pegar a água nas mãos sem derramar.

Escovar os dentes é um exercício muito interessante para a criança, porque contém em si o controle dos erros. Se a criança  apertar demais a escova, perceberá logo seu erro e isso a auxiliará a controlar melhor a pressão. Se colocar pasta de dentes demais, ou de menos, ou excesso ou a falta de espuma se farão notar. Se não conseguir pegar a água será fácil de perceber também, e tudo isso auxiliará o controle motor da criança e dará a ela a oportunidade de superar-se e de se desenvolver.

Tomar banho também é uma atividade cheia de desafios. Primeiro, um alerta importante, mas talvez óbvio: nunca deixe uma criança sozinha em uma banheira e, caso ela tome banho em um box, permaneça por perto e atento aos sons, para o caso de um tombo, não desejável, mas possível.

Por algum tempo, acompanhe o banho de perto, ajudando e ensinando o que lavar e como fazê-lo - não se esqueça, no entanto, de corrigir somente o que for estritamente necessário e de permitir à criança desenvolver-se o máximo possível à sua maneira. Para ela, muitas vezes, pode ser mais importante sentir a água e interagir com ela do que esfregar o sabonete por cada canto do corpo. Só a corrija quando for estritamente necessário.

O sabonete e o shampoo podem ficar no chão ou sobre um banquinho plástico, onde é fácil para a criança alcançar. Aqui, novamente, segurar o sabonete é um exercício de controle motor fino, assim como abrir a tampa dos frascos de shampoo. Há muito a aprender, além da higiene, que será aprendida ao mesmo tempo.

Depois do banho, outro exercício chega: o de secar-se. Uma toalha muito macia deve ser usada, e pode ser deixada à altura da criança, por meio de ganchos baixos, ou não tão baixos, nas paredes. Desde que ela consiga puxar a toalha, está bem. Ensine-a a secar-se e novamente, seja detalhista: "Seque-se de leve e não deixe nem uma gotinha". E não se esqueça, ser detalhista não é pegar no pé, é dar instruções precisas para que a criança não se confunda e saiba executar a tarefa. O controle do erro aqui são as gotas d'água no corpo e, acredite, a criança repara nelas.

Aqui terminam as instruções sobre a higiene básica. No próximo artigo, abordaremos as seguintes ações: urinar, evacuar, limpar-se e ler gibis.

Se você tiver um filho pequeno e quiser tirar dúvidas, dar sugestões ou colocar outros pontos de vista, faça comentários aqui no blog, para todo mundo aprender junto! 

6 comentários:

  1. Interessantíssimas as dicas! Com certeza a Maria Flor e seus dois irmaozinhos vão fazer isso =)

    E fico no aguardo do próximo post sobre gibis. Aprendi a ler com eles aos 3 anos =)

    ResponderExcluir
  2. E quanto ao risco de uma queda dentro do box? E o vidro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandacarú, no cometário abaixo respondo suas perguntas. Se continuar em dúvida, pergunte de novo! Obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Mandacarú, julgo que a observação sobre as quedas foi suficientemente clara. É importantíssimo que os pais estejam por perto, especialmente nas primeiras vezes, para socorrer caso algo aconteça. Pessoalmente, não gosto de tapetinhos para o box, porque eles podem criar fungos com o tempo, mas são uma opção. O ideal no entanto é ensinar a criança a ter cuidado enquanto fica de pé dentro do box. Nunca assuste, somente explique como se deve fazer. Também evite explicar qual seria a maneira errada de fazê-lo, por exemplo: não diga "não pule", "não corra", mas "tome banho devagarinho", "ande com cuidado".
    O risco da queda existe sempre, mas se ensinarmos com bastante atenção, o risco de quedas diminui. A independência da criança não implica nunca em um "abandono" pelo adulto. É ainda mais necessário que os pais estejam por perto quando o filho é independente, porque em vez de ficar parado esperando pelos pais, ele tomará iniciativas o tempo todo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que maravilhosos saberes, especiais para quem trabalha com crianças e têm filhos pequenos!!!
    Parabéns, brilhante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, muito obrigado! Espero que sejamos sempre assim úteis!

      Excluir